Estes carros movidos a ar comprimido são feitos muito leves e aero dinânicos para que possam extrair o máximo possível da energia gerada pelo motor.
Um motor comum, a combustão, com a força da explosão de um combustível (gasolina, GNV, alcool, etc...) impulsiona um pistão que faz o carro andar.

O motor a ar comprimido de Nègre, tem um forma bem parecida, mas ao invéz de utilizar a pressão da explosão para movimentar o veículo, utiliza a pressão do ar comprimido em seus tanques.
A grande vantagem em relação aos carros atuais é que num posto com compressor de ar de alta capacidade você poderia encher o tanque do carro cerca de 3 vezes mais barato do que com gasolina, para andar o mesmo numero de quilômetros. Além disso ele tem um compressor portátil que em cerca de 4 horas ligado a uma fonte de energia enche os tanques por cerca de 50% do preço ( por quilômetro rodado) de um carro a gasolina.
Outra vantagem deste motor é que ele é bem mais leve que um motor a combustão
Existem também alguns modelos híbridos, que utilizam um motor a gasolina para gerar energia movendo um compressor que enchem o tanque de ar comprimido, permitindo assim sim uma grande economia em relação aos carros a gasolina, e ainda com uma autonomia de centenas de quilômetros por tanque de gasolina.
Mais recentemente um inventor em Melbourne, Australia, chamado Angelo Dipletro desenvolveu um motor a ar comprimido que promete ainda mais eficiência.
LEIA MAIS SOBRE DIPLETRO.





Nenhum comentário:
Postar um comentário